Certificação
HIGIENE, SEGURANÇA ALIMENTAR E CONFIANÇA
O fruto
O fruto é analisado anualmente e são-lhe despistados cerca de 300 produtos químicos.
Nos nossos mirtilos nota-se uma concentração de açúcares, muito acima da média, devido à quantidade e intensidade do sol que temos nesta região. Cultivamos 3 variedades e disponibilizamos mirtilo de alta qualidade e CERTIFICADO.
A exploração de mirtilos possui certificação GlobalG.A.P. GGN 4059883569964 e fornecemos alguns mercados locais no distrito. A grande parte da produção segue viagem para os mercados europeus, onde o mirtilo do interior de Portugal é já muito distinguido.
Focamo-nos na higiene e segurança alimentar, o que permite confiança por parte dos nossos clientes.
São ainda garantidas as boas práticas agrícolas assim como o bem estar dos trabalhadores.
Certificação
GlobalG.A.P
O GlobalG.A.P é um sistema de boas práticas agrícolas (GAP – Good Agricultural Practice), criado por um conjunto de retalhistas, prestadores de serviços do setor alimentar, fabricantes de produtos alimentares e produtores agrícolas de todo o mundo. Este sistema tem como objetivo assegurar a segurança alimentar ao consumidor, a proteção do meio ambiente, a produção sustentável e o bem-estar dos trabalhadores e dos animais. O sistema baseia-se num conjunto de regras aplicáveis à produção primária que permitem a sua inspeção com vista à certificação voluntária dos produtores por parte de Organismos reconhecidos para o efeito.
A designação inicial deste sistema, criado em 1997, era EUREPGAP devido ao fato de ter sido fomentado por retalhistas europeus, tendo evoluído posteriormente para a designação atual – GlobalG.A.P. – impulsionado pelos impactos da globalização e pelo um número crescente de produtores e retalhistas em todo o mundo.
Atualmente, o referencial de certificação GlobalGAP possui reconhecimento mundial e é líder como programa de segurança alimentar na produção primária, tendo expressão em vários países. Os principais retalhistas mundiais requerem a certificação GlobalGAP aos seus fornecedores como garantia de produção, motivo pelo qual o número de produtores certificados tem crescido exponencialmente.
Benefícios do certificado
Certificar os produtos através do referencial GlobalGAP:
- A redução dos riscos de segurança alimentar na produção primária e dos riscos associados à exposição da reputação dos produtores.
- O acesso ao mercado global e aos retalhistas mais exigentes.
- A melhoria da eficiência e da organização interna da exploração.
- O cumprimento da legislação sobre segurança alimentar, meio ambiente e saúde e segurança dos trabalhadores.
- A implementação simplificada do sistema HACCP na produção primária.
- A redução dos riscos de acidentes de trabalho.
- A contribuição para o cumprimento dos princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas, em matéria de alimentos.